5.22.2005

Durkheim, Levy e tatuagens

Pensadores disseram que ao vivermos em sociedade desempenhamos determinadas funções as quais ela mesma nos diz qual e nos fiscaliza para certificar que você a está exercendo dentro de suas regras.

Esse dias estava eu desempenhando minha função de funcionária (com todo cuidado, afinal é emprego novo, você quer mostrar que foi uma boa contratação etc, etc..) quando o meu chefe comenta que sabe que eu tenho 2 tatuagens!



Interlúdio: apesar de todo o movimento que faz com que as tatuagens sejam aceitas pela sociedade, ainda sim não é tão legal exibi-las no ambiente de trabalho, elas ainda remetem à rebeldia, boêmia, crimes, drogas, bebida...etc. Creio que irá demorar algumas gerações ainda para que tatuagem mude de campo semântico.



Conservando com meu chefe (que já esta com cabelos grisalhos, mas nem é tão velho assim), descubro que ele ficou sabendo das minha tatuagem através do Orkut. (tem as fotos delas lá e link para este blog e para o meu fotolog)

Veja só, você expõe parte de sua vida real em um espaço virtual aberto, nos blogs, flog, orkuts, etc. Na sua vida real você desempenha seus papéis e acha que seu chefe não sabe que você tem tatuagens, que seus amigos não sabem que você tem x responsabilidades no trabalho, que seu namorado não sabe o que você conversar com suas amigas dentro do banheiro feminino. A partir do momento em que você coloca um dialogo, uma imagem, um pedacinho da sua vida real na internet, todos ficarão cientes "daquilo que você faz quando eles não estão te vendo". E caso um conhecido venha comentar ao vivo o que ele leu no seu blog ou viu no seu fotolog, você sente exatamente aquele gelado no estômago de quando você era pré-adolescente e sua mãe ou amiga descobria que você era afim do fulano-de-tal-da-série-tal-do-seu-colégio (segredo mortal que só você e seu diário sabia).

Food for thought: Sociedade vs. Comunidade: a comunidade virtual é capaz de nos despir de nossos papéis sociais???

0 comments: