10.15.2007

Dia dos Tios

além de ser aniversário da minha avó e da minha prima.
além de ser miha colação de grau.
além de ser dia do securitário (e feriado para mim)...
hoje é dia do professor!

ao pensar em professores, você automaticamente lembra da sua professorinha que te ensinou a ler, a fazer contas. que te deixou em recuperação. lembra tbm daquele professor camarada do colegial que te fez gostar de alguma matéria. dos professores da faculdade (picaretas ou não). do seu professor orientador do TCC.

agora tem um grupo de professores que passaram por nossas vidas e a gente "quase nem tchum" para eles.

tenho que te contar uma história.

sexta feira peguei um onibus na Av. Faria Lima para voltar para casa e logo no ponto seguinte entraram alguns mocinhos com uniformes esportivos do clube Hebraica. eles se alojaram em um canto perto de mim no onibus lotado, e como eu estava sem meu mp3 e um livro, tive que recorrer ao meu passatempo nº 3 dentro de transporte público: escutar a conversa dos outros. meu alvo: os mocinhos de uniforme esportivos.

logo confirmei que eles praticavam esporte.
ai percebi que eles não eram dos times do Hebraica, eles eram instrutores de educação física infantil do clube.

instrutores de ed. física = professor de esporte = tio(a) da natação/ futebol/ basquete/ vôlei/ dança, etc.

eles estavam conversando sobre os alunos deles, turma de crianças de 5 a 8 anos que começavam a praticar esportes. Falavam da evolução dos alunos.

uma aluna deles, a Naty, de 7 anos, em agosto morria de medo de pular na piscina, agora ela já atravessa toda a raia com a prancha sozinha. E do Dudu, aquele magrinho, 5 anos, que no começo do ano se recusava a tentar boiar e nem entrava na piscina; ele agora tá todo dia na aula de natação e está até mais alto. "o lance não é cobrar, é trocar uma idéia, mostrar que não tem perigo, você tem que estar ali perto".

tinha a Aninha, irmã da Paula loirinha, que estava no jogo queimada e começou a chorar na quadra porque tinha medo da bola. entrou em panico, tadinha! mesmo conversando não teve jeito, conversaram na coordenação do curso e ela trocou as aulas com bola pela aulas de dança e expressão corporal. "tem que prestar a atenção se criança gosta de coletivo."

esportes coletivos podem estimular a competitividade na criança. é o caso do Cauê, que não aprendeu a perder. isso é ruim, às vezes tem que até separar briga, porque ele bate nos meninos do próprio time. sabe o Guizinho que joga no gol? ele levou uns frangos e estava no time do Cauê; eles perderam. o Cauê foi lá e encheu um socão no Guizinho! a mãe do Guizinho foi até o clube reclamar. "às vezes não é competitividade demais, é educação que não vem de casa e infelizmente não é você que vai conseguir acertar."

então este post é para vocês, Tios.
que me ensinaram a pular na água e não me afundar, porque confiei cegamente em vocês.
que sacaram que eu não gostava de vôlei e me deixavam ficar na sala de aula lendo.
que me ensinaram ouvir o ritmo da música e dançar com ela.
que tentam todo dia educar estas crianças que tanto precisam de valores e exemplos porque os pais ficam o dia inteiro trabalhando.

Feliz dia dos professores.

2 comments:

Denis Pacheco said...

Pô, me lembrei das mestras do primário (sim, eu tinha MESTRAS!), rsrsrs

Acho que precisava ter escutado uma conversa desse tipo dos meus professores de ed. física, pq sempre achei q eles me detestavam! rs

Lu said...

Sylvinha! Que post mais gostoso de se ler!
Lindo, lindo, lindo!