3.11.2008

meu, tá mó trânsito...

o Sr walker é um exemplo de cidadão. Do tipo que não faria mal a uma mosca. Ele se considera um bom motorista. Mas quando ele entra no carro, ele é tomado por uma sensação de poder e invencibilidade e se transforma em um monstro incontrolável: um motorista.

é assim que começa o desenho do Pateta no Transito, episódio da Mickey Mouse que eu me lembro inteirinho (e talvez tenha ficado tão traumatizada que não consigo dirigir). E todo santo dia eu vejo alguma cena na rua que me lembra Sr. Walker/Sr. Willer - o bom cidadão e o monstro.

Hoje aconteceu o seguinte: 18h45 da noite. Vila Anglo (leia-se emaranhado de ruas estreitas e de duas mãos paralelas às Av. Pompéia). Tem um guincho parado numa esquina entre rua estreitinha x e rua estreitinha y. Eu estava na rua y no carro com meu pai já a uns 3 minutos parados em um mini-congestionamento em UMA VILA! Na rua x tinha um Sr, em seu Fox prata que queria entrar na rua y no sentido contrário o qual estávamos. Só que, como havia um guincho parado a menos de 5 metros da esquina e com uma largura que ocupava metade da rua, não dava. Porém o amigo do Fox embicou o carro na rua y e ninguém já estava nela querendo seguir podia passar, a não ser que apertasse a tecla JUMP, mas os carros brasileiros ainda não vem com esta função. Logo toda a fila de carros que se formou na rua y começou a buzinar (dentro de uma vila) e virou aquele inferno até o cara do Fox entender que ele teria que dar a ré e esperar todos os outros carros passarem para ele entrar na rua y. Bom, assim ele o fez e ainda escutou todos os motoristas que estavam na rua y xingá-lo. (admito, meu pai não se conteve e mandou um: "velho babaca!")

Agora pensa. Faz uma semana que estamos batendo o record de transito na cidade diariamente. Estamos emplacando mais de mil carros por dia. E ainda temos gente estúpida atrás do volante que para um guincho numa rua estreita perto na esquina, ou resolve obstruir a passagem parando o fluxo, ou que resolver buzinar e gritar pq tudo parou. Temos congestionamento em UMA VILA! Como??!!

São Paulo não aguenta mais tanto carro. O rodízio não adianta mais porque os financiamentos para comprar "o carro do rodízio" estão super flexíveis (ou vir dizer que fazem em ate 60 meses!).

Ai vêm me dizer que tá transito, que tá muito quente, que chove demais, que o ar tá seco demais....e quando eu falou que ando de ônibus/trem/metrô, me olham com cara de espanto e perguntam: "mas, não demora?", "não é quente?", "não e cheio?". Respondo: tão demorado, tão quente e tão cheio quando a 23 de maio parada todos dias. Só que com o trem é certeza que em 40 minutos eu vou ou volto do trabalho; e ainda vou lendo.

---
Para quem ficou com vontade de ver o Pateta, ai vai:

3 comments:

Denis Pacheco said...

"a não se que apertasse a tecla JUMP, mas os carros brasileiros ainda não vem com esta função"

A solução para o problema do transito em sp é o Match 5!
"Go, speed racer, go speed racer, go speed racer goooooo", rs

Lucia Freitas said...

AÊ Sy!!! Bem-vinda ao mundo da dona Joaninha. Trem, metrô ônibus (no corredor, por favor), pé dois... vale tudo pra não usar carro. Eu me recuso!

Sy said...

Sim Lu, ônibus só no corredor. (aliás, bem que poderiam colocar um na berrini - faria lima).
Ontem estava na na plataforma do trem da estação berrini pensando: "poxa, muita gente corre ou anda na esteira 1 hora por dia, de 4 a 12 km ou mais. Por que elas não investem essa energia em deslocamento real?" (pronto, me rebelei contra as esteiras tbm)
bjs