5.26.2008

pagamos a língua às vezes

um certo vício No ano passado lembro que eu postei sobre a minha primeira experiência com o Starbucks aqui no Brasil. Fiz um post meio bravo. Meu (ex)namorado escreveu um email para eles e eu acho que nunca publiquei a resposta aqui.

Mesmo depois de 1 ano e meio, acho válido mostrar para vocês, até porque talvez eu tenha sido dura com eles na época. Hoje, Starbucks virou quase um vício para mim (quando tem uma loja perto e $ sobrando).

Prezado cliente José Felix,

Boa tarde. Estou aqui em Congonhas, aguardando um vôo, após ter visitado a Fazenda Conquista, da Ipanema Coffees, em Alfenas - MG, de onde provem o nosso Brazilian Ipanema Bourbon, e resolvi entrar no nosso webmail para ver se havia alguma informação, algum elogio ou crítica de clientes ao
nosso trabalho durante esse final de semana.

Deparei-me com sua mensagem, que me deixa triste por ter frustrado a sua expectativa e de sua namorada (bem como a dos clientes americanos, como você gentilmente relata). Conforme sua solicitação, segue a nossa resposta.

Em primeiro lugar queria agradecer o seu tempo e sua generosidade em nos escrever essa crítica, pois isso significa que você aprecia a Starbucks e quer nos ver acertando -- o que certamente nos possibilita uma chance de aprimorar nosso treinamento e nossa conscientização acerca da
velocidade de atendimento que o cliente brasileiro espera de uma Starbucks. Ficamos
muito gratos por esse alerta, e podemos lhe garantir que tudo faremos para
que esse incidente não se repita em sua próxima visita às nossas lojas.

O comentário-pedido acerca de uma maior sensibilidade sobre a temperatura de nossa loja também é pertinente, na medida em que podemos solicitar aos amigos vizinhos da Livraria Saraiva, com quem compartilhamos as mesmas saídas de ar, que se empenhem em ajustar esse controle de ar
condicionado comum, a fim de manter um ambiente agradável tanto para os seus clientes
quanto para os nossos. Nada nos exime da responsabilidade de tomar a dianteira e solicitar um controle de temperatura adequado para o nosso lado, onde estão os nossos clientes, José Felix. Fica aqui registrado o meu compromisso com você de passar essa informação para os gerentes e
plantonistas de nossas lojas, a fim de que mantenhamos muita atenção para esse importante aspecto da experiência Starbucks.

Para concluir, queria deixar com você nosso telefone do escritório, bem como o e-mail do nosso Diretor de Operações, Ricardo Carvalheira, pois gostaríamos muito de convidar você e sua namorada a voltar à nossa loja Starbucks Saraiva, para uma degustação especial de um COFFEE OF THE DAY -- uma linda aula sobre origens, método de processamento, características do café, etc. que nossos baristas estão se aprimorando cada vez mais em fazer para nossos clientes. Nessa oportunidade, vocês são nossos convidados para apreciar novamente a sua bebida Starbucks favorita, e conhecer mais a nossa equipe -- tudo em sinal de sincero agradecimento pelo seu comunicado.

Esperando poder contar com uma nova visita sua e de sua namorada, me despeço, te desejando um ótimo final de domingo e uma excelente semana, José Felix.

Abraços e até breve.
Maria Luisa Novello Rodenbeck
Diretora Geral
Starbucks Brasil

0 comments: