6.05.2008

Chegou o dia do Meio Ambiente!



Bom, pelo menos até agora nenhuma manifestação da natureza aconteceu como o terremoto do Dia da Terra.

Notei que este ano o tema me pegou de jeito. Estou muito mais “aware” ao assunto. Também, me envolvendo no projeto da Rede Ecoblogs, não teve como.

Agora se tem alguém que merece um prêmio por mudança de atitude é meu pai. Sim, o famoso meu pai que é personagem de algumas twitadas que narram suas aventuras na descoberta da internet aos 55 anos.

Por que o velho merece o prêmio? (ou pelo menos essa menção honrosa aqui no Gaveta)

Primeiro porque ele é meu pai! (rs, não pude evitar)

Na verdade eu fiquei surpresa de encontrar um dia em casa todos os lixos recicláveis lavadinhos e separados em um canto na área de serviço lá de casa. Antes eu já separava o lixo do meu quarto (leia-se toneladas de papel que eu consigo acumular em um curto espaço de tempo, não sei como) e levava para reciclar.

Quando perguntei para ele quem começou a separar o lixo em casa, ele abriu um sorriso orgulho e disse: “Eu! Agora eu levo tudo lá no Pão de Açúcar, nas lixeiras coloridas”.

Fiquei super orgulhosa com a novidade, até porque em algum lugar da minha memória, lembro de chegar em casa da escola depois de alguma aula que falou de reciclagem, e propor a adoção do método na família. Acho que eu tinha uns 8 anos, tipo 1ª ou segunda série (acho que foi na 1ª série, era 1992, estava rolando a ECO-92*, faz sentido ter sido nesta época). De verdade eu não lembro quais foram as palavras ditas pelos meus pais e nem qual deles disse, mas sempre tive a sensação que a resposta foi negativa. Quando, anos depois, encontrei meu pai todo empolgado separando o lixo em casa, parece que eu resolvi um trauma de infância! No fim do ano ele nem reclamou de colocar os três sacos de lixo de 100 litros cada que eu tirei do meu quarto com plásticos, vidro e papelada no carro para me ajudar a levar no posto de coleta do supermercado.

Lógico que ainda temos que vigiar minha mãe e meu irmão que começaram separar o lixo, mas às vezes cometem um ato falho e lá se vai um pote de iogurte para a lixeira dos orgânicos! Acontece, mas nada que não seja recuperado na hora.

Para evitar ciúmes em casa, vou fazer uma menção honrosa para a minha mãe também. Há poucas semanas atrás ela curtiu a idéia de desistir da sacola de plástico e, quando a compra é grande usa caixas de papelão, quando é média ela vai de ecobags e quando é quase nada ela leva na própria bolsa dela! Descobri que ela fazia isso ontem à noite. Passamos no shopping para buscar meu super óculos novo e ela resolveu comprar um shampoo e mais outras coisinhas minúsculas na perfumaria. Passamos no caixa e “Sy, você que está com uma bolsa grande, coloca essas coisas ai dentro”. Fiquei surpresa, mas fiz porque eu sempre coloco as compras pequenas na minha bolsa mesmo. Já os caixas...

Incrível como eles sempre se assustam. Inclusive os caixas do Pão de Açúcar, que deveriam pelo menos não fazer cara de espanto total quando recusamos as sacolinhas plásticas, afinal a empresa em que eles trabalham dá o maior incentivo para os clientes fazerem isso. O legal é que depois da cara de espanto sempre vem um elogio para nossa atitude. Uma ultra-motivação!

Acho que, sem querer, plantei uma sementinha em casa sobre o tema lá em 92, e agora to vendo que deu frutos. Agora eu realmente espero que o tempo entre entender a importância da coisa e fazer alguma coisa não demore 16 anos como aconteceu lá em casa. Não temos mais tempo.

* a Denise resgatou um vídeo animal da Eco-92 no post dela para o dia de hoje

Links bacanas do dia:

Submarino revertendo parte da vendas para a WWF com uma home temática fofinha e cheia de ofertas sustentáveis.


Li lá no Mkt de Guerrilha sobre o Banco Imobiliário Ecológico no Parque do Ibirapuera. Fica lá até domingo! Vou tentar passar lá.

Lu Monte fez um post super legal sobre ecobags com fotos da sacola Ecoblogs!

Senti falta:

Não é o dia MUNDIAL do Meio Ambiente? Então cadê a página temática do Google?

0 comments: