11.27.2008

Receita de Bolo? quem disse que tem que ser receita e quem disse que precisa ser bolo?

sol nascendo na ECA em uma festeca

Segundo a numerologia, os dias 27 costumam ser propícios para encerramento de ciclos já que 2+7 é 9 e 9 significa fim de ciclos.

Foi neste dia 27 que eu assisti minha última aula na ECA. Uma gradução de 6 anos dada as burocráticas e misteriosas políticas da faculdade. Em resumo, para os mais curiosos, entregue meu tcc e projeto experimental no fim de 2007, mas ainda precisava cumprir 8 créditos de matéria optativas para me formar. Fiz 4 créditos no 1º semestre desse ano e guardei os outros para a minha cereja do bolo: Comunicação Digital com o Luli Radfahrer.

(nota: este post tem aquele total potencial de ser um baita mimimi recheado de histórias que quando eu entrei na faculdade... hum, não vai ser um post assim porque essas histórias a gente guarda para aquele encontros de turma clichê que todo mundo bebe e relembra daquela balada muito loca, daquele professor estranho, daquele babaca que você namorou, daquela amiga bacana que sumiu, do tal churrasco, da festa de formatura e bla bla bla.)

Retomando, tudo isso é para dizer que eu consegui sair hoje da minha graduação, com as pontas dos dedinho no diploma, feliz da vida porque eu conclui um ciclo estou muito satisfeita.

Hein? Satisfeita com a ECA-USP, Sylvia?

É. Ué?
E o motivo é simples. Em algum momento do curso, não me lembro o qual, entendi que o propósito da ECA, em resumo, é te ensinar a criar receitas e não fazer você aprender as receitas de bolo. Ou as 10 melhores receitas bolos premiadas pelos maiores especialistas em receitas de bolo.

Em outro momento do curso, nosso professor Clóvis de Barros Filho falou algo semelhante em alguma aula que me confirmou que era a parada da criação da receita tava certa. Era algo do tipo: "Aqui não fazemos exercícios de case, nos nos preparamos para criar cases. As aula aqui não te ensinam cases para aluno não sair por ai tentando encaixar a realidade em um case." Também não lembro quando, onde e porque ele disse isso, mas e impactou.

Lindo! Hoje na aula do Luli assisti a 13 cases, futuros cases, melhor,  potenciais case do nível que vai para o congresso da HSM, criados ali, por nós, sem "receitinha". 

Enfim, tá ai o motivo de satisfação. A graduação me deu algo para acreditar e no último dia me provou que aquilo que eu acredito existe! E tá ai a coisa mais legal de ter feito uma faculdade, eu sai dela acreditando. "Despite of" todas as falhas do curso que não vou negar que existe, que essa graduação me vendeu, ela entregou até o último momento, no pó de canela em cima do creme de leite do café.

Se você se formou na faculdade acreditando em algo até o fim, você aproveitou o máximo dela.

Ciclo fechado. Mission accomplished. 
E por enquando a tag faculdade desse blog também se encerra.

2 comments:

Luli said...
This comment has been removed by the author.
Mirana said...

SY!

Tb me formei ontem! Defendi meu TCC... Com Clóvis na banca e tudo. Ele judiou de mim, acabou com meu trabalho mas EU ME FORMEI!!!