1.17.2008

E a dengue?

Está todo mundo de olho na "epidemia da febre amarela".
Bem, eu moro em São Paulo e o que realmente me preocupa é a dengue.
E a dengue existe porque temos maus hábitos. É um doença urbana.

A Secretaria da Saúde do Estado e da Prefeitura vem investindo uma certa grana em campanha contra a dengue (se você anda de transporte público, pelo menos uma vez por dia você encontra um cartaz da campanha).

E ai vem me dizer que temos uma epidemia letal de febre amarela??

Nesta segunda cedo me revoltei ao chegar no trabalho e ver que em nosso mural havia a seguinte notícia "Cuidado com a Febre Amarela!!!" (sim, tinha os 3 pontos de exclamação). Foi ai que o assunto começou a me incomodar.

Hoje achei estes dados no blog O escriba, do Jorge Henrique Cordeiro:

2000: 85 casos (42 mortes)
2001: 41 casos (22 mortes)
2002: 15 casos (6 mortes)
2003: 64 casos (22 mortes)
2004: 5 casos (3 mortes)
2005: 3 casos (3 mortes)
2006: 2 casos (2 mortes)
2007: 6 casos (5 mortes)
2008 (até agora): 6 casos confirmados (3 mortes)
(post do dia 16/1)

Recomendo a leitura do texto dele completo aqui.

Para quem fez comunicação: lembra das aulas de teoria da comunicação em que vimos os fenômenos da Criminal Wave de NY e do ataque de alienígenas no interior dos EUA? E tem gente que duvida do agenda setting....

4 comments:

Jorge Cordeiro said...

valeu pelo link!! Mas não é José Henrique, é Jorge Henrique... :)

abração!

Sy said...

Opa!...arrumado ;)

Anonymous said...

Oi, Sylvia
Vim conhecê-la e a seu blog. O Tamanaha indicou-nos seu link. Prazer em conhecê-la.
É realmente uma lástima que os maus hábitos urbanos continuem a estimular mais e mais casos de dengue. Às vezes penso que é interessante para o governo manter tais doenças para receber fundos de ajuda internacional. Viajei?
beijo,menina

Unknown said...

Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),deixem viver as criaturinhas,os muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas dágua,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis,armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta(serão 450 ovos que deixam de criar!).Não usem veneno químico, o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
"O uso sem critério do fumacê causa impactos ao meio ambiente, provocando mortes de insetos polinizadores, tais como, abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores", afirmou.