8.04.2008

O papel dos portais na inclusão digital

Meu pai, com seus 54 anos, começou o ano passado a navegar na Internet, motivado pela minha tia, que se mudou para o interior de São Paulo e convenceu o velho a usar a Internet para não gastar tanto de telefone.

Logo meu pai tem sua conta de email, seu Skype e seu Msn. Além disso ele navega muito pelo WebMotors, pois ele sempre foi desses fica acompanhando o preço dos carros usados no jornal e tal. Ele não tem orkut, minha mãe tem, ele não. Ele ainda se aproximou tanto assim da Social Media. Porém, todo dia, depois que ele vê seus emails, ele sempre dá uma olhada no que está na home do portal que ele usa. No caso, estamos falando do Yahoo!.

Outro dia ele me chamou para ver uns vídeos, e quando olhei para tela, ele estava se divertindo horrores no Yahoo!Vídeos. Como meu pai não é nada além de um user bem iniciante, ele ainda não encontrou o Youtube sozinho (só viu os vídeos que eu ou meu irmão mostramos para ele às vezes). Foi ai que eu comecei a esboçar as primeiras linhas deste post, que está na minha cabeça desde meses atrás.

Observo que muitas pessoas, até aquelas com mais "alguns anos de praia online", ainda tem o portal do seu provedor como referência de navegação. Uol, Terra, até o Ig! Estão lá, no roteirinho básico de navegação. Quem vivia do tempo de internet discada sabe o quanto esses portais eram o real start de nosso "surf" na internet (aliás, porque, diabos, falavam "surfar na rede"? Coisas dos 90's).

Meu pai, e muita gente gente por aí ainda está nesta fase "portal", e como ele é o responsável por pegar na mão do cara e levá-lo para passear por ai (porque, vamos combinar que um usuário beeem iniciante ainda não entende muito dessa coisa de busca e etc) é necessário que já ensine o cara (ninguém gosta de usuário, ?) a ser 2.0, colaborativo, etc etc. Não que ele vá se tornar um mega produtor de conteúdo relevante, mas no mínimo já conhecer as inúmeras possibilidades de onde buscá-lo é um começo muito do bom.

No meio desse conversação com meus botões, fiquei sabendo do projeto Yahoo!Posts que se propõe a trazer para o portal do Yahoo! esse conteúdo produzido por nós, mortais. Fiquei super feliz com a ideia, pois na hora pensei no meu pai, que dar aquela "passadinha" pela home do Yahoo! poderá encontrar algum post (que a princípio ele vai entender que é um notícia como todos os demais links ali) de algum assunto que lhe interesse e o leve a conhecer uma nova perspectiva na Internet. Isso é um passinho para ele conhecer blogs e outros sites para acompanhar e logo conseguir montar o seu mix de conteúdo online em algum XReader da vida. E assim, meu pai, aos 54/55 anos poderá ser um user mais independente (ao estilo do #ProvocationDaily do Luli: um user no estilo mais-Google-de-ser).

Sy, o que é o Yahoo!Posts?
Calma gente, o post do Ian Black, no Enloucrescendo explica tudinho e ainda publica a lista de todos os 108 primeiros blogs que participam do projeto (e vou te contar que o Ecoblogs e o Topismos estão entre os selecionados!).






As fotênhas desse post foram tiradas pelo Denis, do Topismos, no evento de lançamento que rolou domingo (3/08) no Estádio do Pacaembú.

0 comments: