Foi me intromentendo em uma conversa do @deniscp com a @ladyrasta cai dentro desta brincadeira que eles investaram que consistem em fazer um post-irmão sobre um tema de combinamos (um meme!).
Bom, o tema é a fossa. Totalmente influênciados para Maysa, @deniscp, @ladyrasta, @cler , @andreahiranaka, @adriiiana, @nilsonjr, @joaopedroramos, @oimperador e eu estamos aqui para listas algumas músicas que traduzem a fossa.
Estou partindo o princípio que a fossa surge a partir de uma decepção amorosa, de qualquer tipo. A partir dai, para superá-la, você tem que passar por alguns estágios e aqui vão 5 músicas que representam os estágios da fossa para compor este top.
Negação - (é, é mais ou menos como os 5 estágios da aceitação da morte).
Champanhe Supernova- Oasis - naquele momento de dor, é normal querer fugir e os irmãos Gallaler te avisam: mesmo quando você está muito louco, a dor vai aparecer - "here were you while we're getting high"
Desespero - Você tentou fugir e a dor te pegou de jeito e essa constatação te leva à uma atitute desesperada - na maioria das pessoas isso se manifesta com um Drink&dial - porém a Alanis foi ao auge do ato desesperado na fossa, invadindo a casa do ex, tomando banho lá, usando o incenso do cara e tudo mais. A música é Your House.
Raiva - Você cedeu à dor, fez papel de ridículo e você está com muita raiva de sua falta de sorte no amor e você não quer mais se apaixonar para não correr o risco de sofrer. A Madonna resume isso no primeiro verso de Love don't leave here anymore, musiquinha doída na medida exata para o momento. "you've abandoned me, love don't live here anymore".
Recapitulação - a química explica: depois de uma boa dose de adrenalina, você fica bem deprê. Triste. É fase do "why?? why?? why??". Ai você começa a racionalizar um bocado sobre o que aconteceu. lógico que é na bossa nova que a gente encontra a tradução esse momento tão delicado - Insensatez do Tom Jobim, na voz da Nara Leão.
Retribuição - toda aquela reflexão a fase anterior serve para você concluir que o mundo não vai ser injusto com você e que a pessoa que te machucou vai ter o troco dela. O Justin fala isso umas 50 vezes no refrão de What Goes around.
Passa essas fases, é só saducir do resto a poeira e sair da fossa.
A @ladyrasta sugeriu que a gente colocasse uma música "contra-feitiço" para sair do climão. Aqui eu acho que o contra-feitiço é o primeiro momento pós-fossa, uma evolução natural da coisa. Então o meu contra-feitiço tem justamente esse espírito de conhecer coisas novas. Diretamente a trilah de Vicky Christina Barcelona: Giulia y Los Tellarini - Barcelona