9.14.2008
Será que isto já foi um blog miguxo?
(tô correndo risco de perder leitores no feed, sair de alguns blogrolls, mas vamos correr o risco)
Este post está na minha cabeça desde a discussão do tema que rolou no #BlogCampSp (31/08/2008, no Gafanhoto).
Sim, eu fui no BlogCamp! O Cobra registrou.
Bom, voltando ao assunto.
Pode ser que o Gaveta, nos seu primórdios, tenha sido alguma variante de blog miguxo. Talvez até antes dele se chamar Gaveta de Criado-Mudo.
Mas antes de destruir a pouca reputação que esse blog tem: pode ser que existissem assuntos que podem ser considerados miguxos, mas não era escrito de miguxês. Fiquem calmos.
Levantei a questão porque o Gaveta funcionava (ou funciona às vezes) como um blog-diário, como eu expliquei nessa mementrevista. Hoje ele está mais evoluído.
No BlogCamp, a Alê Felix fez uma colocação muito pertinente sobre os blogs miguxos, onde ela defendeu que os miguxos tentem a deixar de serem miguxos a partir do momento em que passam a ler outros blogs com bom conteúdo e assim passam a se inspirar. Se o blog mixugo, passa a ter audiência (nem que seja de 1 leitor fiel para 2) por causa dessas mudanças, ele ganha mais um estímulo para continuar para se preocupar com seu conteúdo! Eu aqui aproveito para acrescentar à colocação da Alê que o miguxos crescem, deixam de ser aborrecentes e uma hora passam a expor idéias mais maduras (ou abandonam de vez "esse lance de blog").
Muito blogs ótimos que eu leio tem mais ou menos 1 a 2 anos de idade, com autores já não adolescentes. Exemplo, o DT e o Yassuda.org completaram 1 ano essa semana e são geniais, parabéns para eles! (o Pandão até deu uma mega balada de comemoração de 1 ano de dt, mas como ele é humilde ele contou para tudo mundo que a balada - que foi muito boa - era de 1 ano da Colmeia)
Este espaço aqui me acompanha desde 2004, antes disso tive um outro blog que viveu de 2002 a 2003. Grande parte do que eu já escrevi que era altamente introspectivo e cotiadano. Todos os post dessa fase eu tagueei como Inquietações. Esta ainda é a maior tag do blog, afinal não deu nem um ano que eu comecei a dar outros rumos para a o Gaveta.
Aliás, até essa idéia do blog ser mais introspecitvo, pessoal mesmo, perdura e eu acompanho ótimos exemplos que às vezes me lembram que o lado subjetivo do mundo pode ser poético, delicado, divertido, sarcártico, etc como a Mi no Vento Perdido, a LuCanuto no Meu Mundo, o Roberto do Subo Nesse Palco, o Menino do Sei que não vou por aí. Adoro!
O conteúdo do blog, principalmente os pessoais, reflete totalmente a maturidade de seu autor. E maturidade, ao meu ver, influência diretamente na qualidade dos posts. E maturidade vem muito do meio que você vive (não tô sendo determinista aqui, mas é influência mesmo, o tal do o-que-eu-quero-ser-quando-eu-crescer)
Para os miguxos, a solução é incentivá-los a conhecer bons blogs, bom conteúdo e, se der, mandar de presente para eles o guia de Blog que a Nospheratt também lançou no BlogCamp ainda na roda de discussão dos Blog Miguxos (idéia do Yassuda, vale mencionar). Aí se ele guia tivesse caído na minha mão lá em 2002....
Labels:
#blogcampsp,
blog,
gavetadecriadomudo
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
3 comments:
Sy,
Só pra deixar registrado que, como leitora do seu blog desde a era miguxa dele... Eu admiro muito o seu investimento de tempo, energia, esforço pra recheá-lo com (mais) conteúdo! parabéns, eu não tenho essa paciência...
beijo
ahhhh menina Sy!!!
Muito, muito obrigado pelo elogio ao dT! Adoro o Gaveta também...
Ah... e não! Não tem pq eu tirá-lo da minha blogroll nem do meu agregador de feed... tá lá e vai continuar!
Bjocas.
PS: gostou da festa do dT??? hahahah
Mirana, você era uma leitora desde os tempos do meu blog no IG!!
aquele que tinha o fundo da página com estrelinhas que giravam! heheh
maravilhas miguxas!
Post a Comment