9.14.2008

Será que isto já foi um blog miguxo?

DSC06466

(tô correndo risco de perder leitores no feed, sair de alguns blogrolls, mas vamos correr o risco)

Este post está na minha cabeça desde a discussão do tema que rolou no #BlogCampSp (31/08/2008, no Gafanhoto).
Sim, eu fui no BlogCamp! O Cobra registrou.

Bom, voltando ao assunto.
Pode ser que o Gaveta, nos seu primórdios, tenha sido alguma variante de blog miguxo. Talvez até antes dele se chamar Gaveta de Criado-Mudo.
Mas antes de destruir a pouca reputação que esse blog tem: pode ser que existissem assuntos que podem ser considerados miguxos, mas não era escrito de miguxês. Fiquem calmos.

Levantei a questão porque o Gaveta funcionava (ou funciona às vezes) como um blog-diário, como eu expliquei nessa mementrevista. Hoje ele está mais evoluído.

No BlogCamp, a Alê Felix fez uma colocação muito pertinente sobre os blogs miguxos, onde ela defendeu que os miguxos tentem a deixar de serem miguxos a partir do momento em que passam a ler outros blogs com bom conteúdo e assim passam a se inspirar. Se o blog mixugo, passa a ter audiência (nem que seja de 1 leitor fiel para 2) por causa dessas mudanças, ele ganha mais um estímulo para continuar para se preocupar com seu conteúdo! Eu aqui aproveito para acrescentar à colocação da Alê que o miguxos crescem, deixam de ser aborrecentes e uma hora passam a expor idéias mais maduras (ou abandonam de vez "esse lance de blog").

Muito blogs ótimos que eu leio tem mais ou menos 1 a 2 anos de idade, com autores já não adolescentes. Exemplo, o DT e o Yassuda.org completaram 1 ano essa semana e são geniais, parabéns para eles! (o Pandão até deu uma mega balada de comemoração de 1 ano de dt, mas como ele é humilde ele contou para tudo mundo que a balada - que foi muito boa - era de 1 ano da Colmeia)

Este espaço aqui me acompanha desde 2004, antes disso tive um outro blog que viveu de 2002 a 2003. Grande parte do que eu já escrevi que era altamente introspectivo e cotiadano. Todos os post dessa fase eu tagueei como Inquietações. Esta ainda é a maior tag do blog, afinal não deu nem um ano que eu comecei a dar outros rumos para a o Gaveta.

Aliás, até essa idéia do blog ser mais introspecitvo, pessoal mesmo, perdura e eu acompanho ótimos exemplos que às vezes me lembram que o lado subjetivo do mundo pode ser poético, delicado, divertido, sarcártico, etc como a Mi no Vento Perdido, a LuCanuto no Meu Mundo, o Roberto do Subo Nesse Palco, o Menino do Sei que não vou por aí. Adoro!

O conteúdo do blog, principalmente os pessoais, reflete totalmente a maturidade de seu autor. E maturidade, ao meu ver, influência diretamente na qualidade dos posts. E maturidade vem muito do meio que você vive (não tô sendo determinista aqui, mas é influência mesmo, o tal do o-que-eu-quero-ser-quando-eu-crescer)

Para os miguxos, a solução é incentivá-los a conhecer bons blogs, bom conteúdo e, se der, mandar de presente para eles o guia de Blog que a Nospheratt também lançou no BlogCamp ainda na roda de discussão dos Blog Miguxos (idéia do Yassuda, vale mencionar). Aí se ele guia tivesse caído na minha mão lá em 2002....

3 comments:

Mirana said...

Sy,
Só pra deixar registrado que, como leitora do seu blog desde a era miguxa dele... Eu admiro muito o seu investimento de tempo, energia, esforço pra recheá-lo com (mais) conteúdo! parabéns, eu não tenho essa paciência...

beijo

Anonymous said...

ahhhh menina Sy!!!

Muito, muito obrigado pelo elogio ao dT! Adoro o Gaveta também...

Ah... e não! Não tem pq eu tirá-lo da minha blogroll nem do meu agregador de feed... tá lá e vai continuar!

Bjocas.

PS: gostou da festa do dT??? hahahah

Sy said...

Mirana, você era uma leitora desde os tempos do meu blog no IG!!
aquele que tinha o fundo da página com estrelinhas que giravam! heheh
maravilhas miguxas!